SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14The discourse on organizational strategy in a public higher education institution in the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SANTOS, Emina  and  TOME, Luane. O discurso ausente de democracia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, pp.-.  Epub May 06, 2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl4i0.70242.

Este trabalho tem o objetivo de compreender como a função social da escola enquanto espaço de formação para a democracia é concebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza documental e investiga como o conceito de democracia se estabelece enquanto princípio para implementação e garantia de um espaço escolar democratizante. Constatamos que a articulação dos conteúdos do documento com princípios da gestão democrática apresenta-se de forma superficial e inconsistente na Base. Nesse sentido, indica-se que a democracia é apresentada como um conceito vago e com argumentação frágil no texto, ao invés de ser trabalhada como um construto social.

Keywords : BNCC; Função Social da Escola; Espaço Democratizante.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )