Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
CORREIA, Eanes dos Santos; SILVA, Veleida Anahi Da and NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. O sentido geral da escola e o particular do estudante: uma soma de diferenças. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-36535. Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36535.
Artigo bibliográfico que tem como objetivo desvelar as noções da Relação com o Saber de Bernard Charlot diante de dois objetos que se encontram no espectro da educação: a escola e o estudante. Tentaremos, também, fazer um delineamento dos elementos básicos que lhe compõe como desejo, sentido e mobilização, além de destacarmos sua origem epistemológica. A Relação com o Saber apresenta base psicanalítica lacaniana e tem como aporte teórico e prático problematizar, na educação, questões que envolvem os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, chegamos ao seguinte questionamento para o desvelamento deste trabalho: o sentido dos estudantes são os mesmos da escola em relação ao ensino e à aprendizagem? Chega-se à conclusão de que o sentido da escola, na figura do professor e o sentido do estudante são divergentes diante da figura do aprender escolar. E que ainda há ruídos na lógica simbólica do ensinar da escola que não faz sentido na lógica simbólica de aprendizagem do estudante.
Keywords : escola; estudantes; relação com o saber; sentido.