Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
ROSA, Cleci Teresinha Werner da; TRENTIN, Vinicius Sottoriva and GIACOMELLI, Alisson Cristian. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES: opção ou imposição?. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.439-451. Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.51419.
Neste trabalho apresentam-se discussões decorrentes de uma investigação junto a professores da educação básica atuantes na área de ciências da natureza que usufruem das tecnologias digitais em suas ações pedagógicas. O objetivo está em analisar na voz desses professores especificidades desta adaptação, abrangendo desde a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática e vinculadas às questões do processo ensino-aprendizagem, como o uso dessas tecnologias associado a tarefas administrativas e vinculadas a ações diárias do professor. Para isso foram entrevistados oito professores cujas respostas estão estruturadas em quatro categorias: formação e atuação profissional; a tecnologia digital na vida cotidiana; tecnologias digitais como suporte as atividades didáticas; e, adaptação do professor às tecnologias digitais. As referenciais para refletir o uso de tecnologias são dadas a partir do discutido por Kelly (2012). Os resultados apontam que os professores estão adaptados às tecnologias digitais, porém, em muitos casos, o mérito está na sua busca pessoal, por interesse próprio, não estando atrelado a cursos de capacitação, embora muitos deles reconheçam a importância e necessidade desses cursos.
Keywords : atuação de professores; recursos tecnológicos; ensino-aprendizagem; atividades escolares administrativas.