Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
ARAUJO, Abelardo Bento. Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.591-615. Epub Jan 15, 2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-52169.
O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar.
Keywords : Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia.