SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2PUBLIC AND POPULAR EARLY CHILDHOOD EDUCATION CHALLENGES: INDISPENSABLE DIALOGUESEDUCATIONPopular educations paradoxes and its characters in times of progressive governments and coronavirus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

OLIVEIRA, Pedro Augusto Dutra de  and  OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Um canto para ser mais: música e resistência no Vale do Jequitinhonha. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.115-130.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082.

A pesquisa que resultou neste artigo, teve como objetivo analisar processos educativos desencadeados a partir do coral Trovadores do Vale, localizado no Vale do Jequitinhonha, MG. O coral está em atividade há 50 anos, com um repertório que percorre cantos de trabalho, cantos de roda, cantos religiosos e danças. Partimos da problemática de que o legado colonial e moderno marginalizou saberes e práticas e entendemos que por meio da cultura popular, sujeitos formam resistência, construindo e contando sua história. A metodologia e o percurso metodológico foi se construindo em diálogo com os sujeitos da pesquisa, na perspectiva da pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados diários de campo, entrevistas semi-estruturadas e documentos para análise. Por meio da triangulação dos dados obtidos, surgiram três categorias temáticas. Os processos educativos que abordaremos neste artigo, foram oriundos de duas delas, a saber, “músicas e versos na comunidade Trovadores do Vale” e “história, resistência e fecundidade”. Dialogamos com autores como Enrique Dussel, Paulo Freire e Aníbal Quijano, e por fim, apontamos como o coral contribui para a transformação da realidade de vida em que se inserem.

Keywords : Práticas Sociais; Processos Educativos; Educação Bancária; Colonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )