SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48The sports as complementary curricular activity: an analysis from the theory of social capitalThe pedagogical action and teacher self-efficacy in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BORTOLIN, Letícia  and  ROTHEN, José Carlos. O termo qualidade na revista Ensino Superior: uma pesquisa que buscou a concepção de qualidade no ensino superior privado. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.239-254.  Epub July 02, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7876.

O presente trabalho tem como objetivo explicitar a concepção de qualidade construída (e utilizada) pelas instituições de ensino superior privadas. Toma como objeto de investigação a Revista Ensino Superior, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no período de 2000 a 2010, e evidencia, por meio de análise, qualitativa, das matérias publicadas, e as concepções de qualidade e os modelos que a revista utiliza na construção de seus discursos. Conclui-se que, para a revista em questão, qualidade é obter uma boa nota nas avaliações e ter bom posicionamento em rankings; o caminho para tal seria ter bons professores, gestão, metodologia de ensino, seleção dos alunos e cursos atualizados com o mercado. Para a revista, a falta de qualidade das instituições privadas se explica pela limitação cultural dos seus estudantes.

Keywords : Ensino Superior Privado; Qualidade; SEMESP.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )