SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56DIGITAL TECHNOLOGIES IN TEACHING AND TEACHER EDUCATION ACCORDING TO THE VIEW OF MATHEMATICS UNDERGRADUATE STUDENTSTHEORY OF DEVELOPMENTAL TEACHING AND THE ORGANIZATION OF TEACHING OF AREA AND THE PERIMETER CONCEPTS IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA: PRÁTICAS DOCENTES PREDOMINANTES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8487.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8487.

Distintas tendências pedagógicas orientaram práticas docentes em cada tempo histórico, muito embora, mesmo que predominantes, não se apresentem como exclusivas de uma época. O problema de pesquisa que orientou o estudo assim se constitui: As práticas pedagógicas nas aulas do curso de Pedagogia fortalecem o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem? O estudo objetivou identificar quais são os elementos pedagógicos predominantes nas práticas pedagógicas de professores formadores do curso de Pedagogia durante as aulas e como os estudantes avaliam essas metodologias. As materialidades empíricas foram obtidas por meio de questionários, com questões fechadas e abertas, aplicados a estudantes dos períodos finais do curso de Pedagogia e examinados por meio da Análise de Conteúdo. O estudo evidenciou que ensinar não se resume à transmissão de saberes elaborados por outros. É preciso mobilizar o estudante para a elaboração do conhecimento.

Keywords : Pedagogia; Práticas docentes; Tendências pedagógicas; Protagonismo estudantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )