SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56A VIEW ON PEDAGOGY COURSE: PREVAILING TEACHING PRACTICESNEOLIBERALISM IN QUESTION: INFLUENCES IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL FIELD AND IN THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SERCONEK, Giselma Cecilia  and  SFORNI, Marta Sueli de Faria. TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS CONCEITOS DE ÁREA E DE PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8832.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8832.

No presente artigo é apresentada a trajetória de investigação de doutorado que teve como objeto a organização do ensino da Matemática. A questão eixo de nossa investigação traduziu-se em: quais as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As discussões fundamentam-se na Teoria do Ensino Desenvolvimental, que embasa o desenvolvimento de um experimento didático, com a proposição de uma tarefa de estudo, e a análise dos seus resultados. A análise do experimento delineia o percurso formativo das capacidades de análise, planejamento e reflexão, componentes do pensamento teórico. Constatou-se, na análise do experimento, que o pensamento em nível teórico pode ser engendrado por meio da tarefa de estudo, quando as ações contemplem os movimentos do pensamento de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Keywords : Davýdov; Ensino de Matemática; Organização do ensino; Pensamento teórico; Teoria do Ensino Desenvolvimental..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )