SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56INTERGENERATIONAL EDUCATION IN FACE OF THE POLICY DISCOURSE OF ACTIVE AGEINGMAKE-BELIEVE ACTIVITIES: A CREATIVE RE-ELABORATION OF THE CHILD REGARDING WORK RELATIONSHIPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria Das Graças Gonçalves Vieira  and  GOMES, Claudia Suely Ferreira. AVALIAÇÃO DE CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O SINAES NA SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13437.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.

Keywords : Avaliação da qualidade; Brasil; Cursos; Educação superior; SINAES..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )