SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57THE BRAZILIAN STATE UNIVERSITIES FUNDING: THE SPENDING PER-STUDENT, THE INSTITUTIONAL ASYMMETRIES, AND THE REGIONAL INEQUALITIESTEACHING AND KNOWLEDGE OF SELF: FORMATIVE SPACE IN MULTIGRADE CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BOTH, Ilaine Inês  and  BISSOLI, Michelle de Freitas. FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e13538.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13538.

A formação docente superficial e pragmática colabora para o esvaziamento do trabalho educativo e do processo de humanização. Esses fenômenos se coadunam com as limitadas condições de vida e de educação da ampla maioria das mulheres e dos homens do nosso país, fruto da estrutura social vigente, organizada na lógica do capital. Essa afirmação resulta da pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que analisou, sob a luz da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, elementos do trabalho educativo desenvolvido em 2014, com crianças da pré-escola de uma escola pública municipal de Manaus, Amazonas. A observação participativa em uma turma frequentada por vinte crianças de 4 e 5 anos de idade e o Grupo Focal com três professoras da pré-escola foram os instrumentos principais da pesquisa de campo. O estudo demonstra que o trabalho educativo, categoria central dessa pesquisa, foi predominantemente caracterizado pelo pragmatismo e espontaneísmo, o que contribui para a manutenção do acentuado estado de desumanização de professores e crianças. A superação dessa situação passa pela socialização do conhecimento em sua forma mais elaborada, função precípua da escola. Para tanto, apontamos a unidade dialética entre a teoria e a prática na formação docente como uma das possibilidades para a necessária e desafiadora busca do aprimoramento do trabalho educativo na Educação Infantil.

Keywords : educação infantil; formação docente; trabalho educativo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )