SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57DEMOCRACY, PARTICIPATION AND EDUCATIONAL MANAGEMENT: DIALOGUES IN FREIREAN WRITINGSDIGITAL CULTURE, CULTURAL CAPITAL, AND TECHNOLOGICAL CAPITAL: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira; MOURA, Giovanna Barroca de  and  SANTOS, Tatiana de Medeiros. A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS). Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e11581.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11581.

Este artigo acadêmico tem como objetivo compreender a atuação do Pedagogo no âmbito da Assistência Social inserido nos Centro de Referência Especializada de Assistência Social, no estado da Paraíba. Para aprofundarmos sobre a temática percorreremos os caminhos da Pedagogia Social, sendo está um reflexo para entender a atuação do educador na Assistência Social - CREAS. Justifica-se a escolha do tema por perceber a importância da formação dos Pedagogos em torno da Pedagogia Social. Como fundamentação teórica apoiamos a pesquisa nas contribuições de Saviani (2013) Paula (2014) Souza, et al (2014), Machado, Rodrigues e Severo (2014), PNAS (2004), LOAS (2003), a Cartilha de Orientação do CREAS (2011), por descreverem os avanços de suas pesquisas no campo educacional e da Pedagogia Social. Como apoio metodológico recorremos a pesquisa de abordagem qualitativa. Ressalta-se ainda que ao longo de todo o trabalho investigativo percebemos a importância de discutir os espaços de atuação do Pedagogo para além dos âmbitos educacionais.

Keywords : pedagogo; pedagogia social; CREAS..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )