SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60THE CONFLICT BETWEEN THE BRAZILIAN NEOCONSERVATISM AND PAULO FREIRE: THE DISPUTE BETWEEN THE OPPRESSION AND THE AUTONOMYTHE SCHOOL WITHOUT PARTY MOVEMENT IN QUESTION: TEACHING NARRATIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FORTES, Olívia Bueno Silva. “NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA FREIREANA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e15701.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.15701.

Propomos neste artigo uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e do movimento Escola sem Partido, dois projetos que, ao nosso ver, estão em consonância com uma tendência neoliberal e neoconservadora das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. A partir de uma retomada de conceitos idealizados por Paulo Freire, não por acaso o educador que está no cerne da crítica do movimento Escola sem Partido à educação nacional, nós buscamos uma compreensão mais crítica desses dois documentos, procurando entender os valores e os interesses que os movem, à luz da obra freireana. Este trabalho traz à tona quão desafiadora é a leitura de textos que se apropriam de uma linguagem democrática para fazer propostas que são neoliberais e neoconservadoras na prática. Esse desafio, no entanto, evidencia a importância de ler criticamente e essas e outras políticas educacionais atuais, para que possamos construir uma resistência que esteja à altura das ameaças que a educação democrática enfrenta hoje.

Keywords : BNCC; escola sem partido; neoconservadorismo; neoliberalismo; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )