SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60PAULO FREIRE’S IDEAS IN THE 21ST CENTURY - QUESTIONS AND CONTEMPORARY VALIDITYTHE INDIGENOUS CULTURAL WEEK AS A SPACE FOR KNOWLEDGE, STRENGTHENING AND RESISTANCE OF THE KAINGANG CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ROMAO, José Eustáquio  and  SILVA, José Walter Silva e. RACISMO CULTURAL O ENSINO DAS RELIGIOSIDADES AFRO-BRASILEIRA POR DOCENTES PENTECOSTAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21720.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21720.

Este artigo, resultante de pesquisa empírica em escolas da Educação Básica, tem como objetivo apresentar as tensões vividas pelos professores pentecostais de História no ensino da cultura afro-brasileira determinado pela da Lei n.º 10.639/2003, em função de suas convicções religiosas. A metodologia teve como fundamentos as categorias desenvolvidas por Lucien Goldmann e Paulo Freire a respeito da cultura e da aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa e os procedimentos incluíram, além da pesquisa de fontes bibliográficas primárias e secundárias, a aplicação de um inquérito, com pesquisa de tendência de opinião, e de entrevistas em profundidade semiestruturadas. O trabalho identificou prejuízos no processo de ensino-aprendizagem da História da África e Culturas Africanas, especialmente quando se trata dos componentes curriculares relativos à religiosidade afro-brasileira.

Keywords : afro-brasilidade; cultura; Lei n.º; 10.639/2003; pentecostalismo; religiosidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )