SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61IDENTITY AND PREDILECTION FOR SOCCER TEAMS AMONG STUDENTS OF A BORDER SCHOOL (BRAZIL-BOLÍVIA)EDUCATING AND HUMANIZING CITY: REDUCTION OF INEQUALITIES AND VULNERABILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

HIPLER, Elis Laura Pinto Rieger; FRAGA, Lídice Tiede  and  SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. AS PERSPECTIVAS DE COMPETÊNCIAS NA BNCC: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA FREIREANA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e15798.  Epub Feb 09, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15798.

Buscou-se analisar, neste trabalho, as competências gerais apresentadas na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental e investigar se a pedagogia freireana apresenta alternativas para a superação e enfrentamento de políticas neoconservadoras, a partir de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que utilizou como principal referencial teórico Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas e pedagógicas a respeito das categorias educação crítica, coletividade e conscientização, norteada pela seguinte questão de pesquisa: “a pedagogia freireana pode ser uma fonte de resistência ao instrumentalismo presente no neoconservadorismo proposto na BNCC?”. Dessa forma foi possível identificar que as competências apresentam características avessas a uma compreensão mais ampla e crítica, fundamentada na compreensão de educação crítica e conscientizadora de Freire (1987).

Keywords : Freire; BNCC; Competências..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )