SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63MEANING EFFECTS OF SILENCES THAT CONSTITUTE RACISM: THE 80 SHOTS CASEDARCY RIBEIRO: A LATIN AMERICAN MILITANT INTELECTUAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GONCALVES, Jonas Rodrigo  and  PEREIRA, Ondina Pena. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS AFETOS DE SPINOZA À PSICOLOGIA DA DIFERENÇA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22071.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22071.

A Psicologia da Diferença consiste na criação de um campo conceitual cuja principal característica é a de fornecer instrumentos para que exerça a função crítica às teorias psicológicas afinadas com os sistemas hegemônicos de construção de sentidos, principalmente aqueles que afirmam hierarquias, oposições disjuntivas e normas e trabalham pela homogeneização das diferenças. Por causa disso, objetiva a valorização das singularidades. Articula-se com a Filosofia da Diferença, com a Psicologia Política e com a Clínica Política. Nesse sentido, exporemos nesse artigo as teorias básicas que permitirão o direcionamento temático aqui proposto à Psicologia da Diferença, enquanto escuta experimental, que põe em prática uma ética das singularidades. Este estudo se caracteriza como uma produção epistemológica de caráter conceitual acerca das contribuições da teoria dos afetos de Spinoza com a Psicologia da Diferença.

Keywords : spinoza; teoria dos afetos; psicologia da diferença..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )