Motrivivência
On-line version ISSN 2175-8042
Abstract
NASCIMENTO, Carolina Picchetti and FRANCESCONI, Breno. Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55580. Epub Sep 11, 2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55580.
Neste texto, analisamos o processo de elaboração de uma proposta de ensino para Educação Física fundamentada na perspectiva da pedagogia crítica. Destacam-se nessa análise três processos: 1) a articulação dos princípios pedagógicos e formativos à dinâmica de ensino e aprendizagem; 2) a definição e elaboração dos conhecimentos próprios da Educação Física; 3) a conceituação e organização do trabalho com os temas. As discussões apresentadas buscam contribuir para o desenvolvimento da perspectiva crítica na Educação Física a partir da sistematização de princípios pedagógicos que orientem o trabalho docente para a elaboração de unidades didáticas e de suas respectivas aulas.
Keywords : Ensino; Educação física escolar; Cultura corporal.