SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Afro-brazilian philosophy as a formative contribution to the teaching of philosophyThinking race: Education as a practice of freedom to overcome racism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

SILVA, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da  and  CONTI, Celso. Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022014.  Epub Mar 10, 2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014.

O presente artigo tem como objetivo analisar as ideias pedagógicas de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e as suas possíveis contribuições para a construção da masculinidade moderna a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito do Doutorado em Educação. Herbart é um dos precursores da pedagogia enquanto ciência, associando diretamente os conhecimentos da filosofia, da educação e da psicologia para formular um aparato teórico que respondesse às transformações dos séculos XVII e XVIII, notadamente o Iluminismo Francês, por isso consideramos que o autor marca profundamente a Modernidade. Para melhor compreender a temática que propomos neste trabalho, dividimos o artigo em três seções, além da Introdução: (a) na primeira expomos o percurso metodológico bibliográfico baseado no desenho circular de aproximações sucessivas às fontes; (b) em seguida, analisamos o contexto histórico das formulações de Herbart, a organização sintética de suas ideias e sua proposta pedagógica; (c) por fim, na terceira seção, estabelecemos relações entre o projeto educacional do autor e as suas possíveis contribuições para a masculinidade moderna.

Keywords : Johann Friedrich Herbart; Pensamento Pedagógico; Masculinidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )