SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Searching for Literacy: The Social and Intellectual Origins of Literacy StudiesInstruments and supports for writing: between prescribed and non-conventional uses (Brazil, first half of the 20th century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CHARTIER, Anne-Marie. Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.275-295. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.2.pt.

Neste artigo, busca-se cruzar duas áreas geralmente dissociadas: o fenômeno sócio-histórico da alfabetização e o ensino escolar da leitura. Recorrendo-se a memórias pessoais e à produção acadêmica, apresentam-se reflexões centrais do debate nessas áreas. Nos anos 1970, as reformas para lutar contra o fracasso escolar provocaram polêmicas sobre os métodos de leitura. Ao mesmo tempo, pesquisas históricas sobre a difusão da escrita colocavam em questão o papel da escola na erradicação do analfabetismo. Tais pesquisas eram corroboradas pela volta de um iletrismo dos adultos em sociedades em que a escola era obrigatória há mais de cem anos. Esses dados, todavia, permaneceram separados. Para compreendê-los, foi preciso rejeitar a ideia de um modelo estável do ato de ler e reconstruir a história da leitura escolar.

Keywords : História da Alfabetização; História do Ensino Escolar de Leitura; Letramento; Leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | French     · Portuguese ( pdf )