SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20ANALYSIS OF THE SCALES ON COMMITMENT AND INTEGRATION OF 2018 FRESHMAN STUDENTS OF THE UNIVERSITY OF THE REPUBLIC IN URUGUAYChallenges For The Public Quality Assurance In A Brazilian Public University: Unicamp Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

LOPES, Simone Mágna Menezes Carneiro  and  FREIRE, José Carlos da Silveira. REDUÇÃO FATORIAL HÍBRIDA COMO TÉCNICA DE MINERAÇÃO DE DADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70944.  Epub Sep 05, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870944.

A avaliação em larga escala tem despertado o interesse de pesquisadores, de governos e da sociedade. Tal interesse reside no fato de que seus resultados têm orientado as políticas públicas de gestão e financiamento da educação básica. Entretanto, os dados produzidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil são subutilizados pela gestão escolar como ferramenta de diagnóstico e de promoção da aprendizagem. Nessa perspectiva, buscou-se identificar fatores que influenciaram no índice do Ideb na avaliação do ano de 2017, para o 9º ano do ensino fundamental, entre escolas da rede estadual do Tocantins. Para isso, foi realizada uma análise fatorial multivariada exploratória para identificar os fatores os quais estão relacionados a um maior ou menor desempenho na avaliação do Ideb. Diante da variação das escalas dos questionários da Saeb e das notas do Ideb que variam de 0 a 10, houve a necessidade da dicotomização das escalas, por isso a análise fatorial multivariada pautou-se, tanto na extração fatorial por meio do método dos componentes principais a partir da correlação de Pearson, quanto na obtida por meio da correlação tetracórica. Concluiu-se que aplicação do método irá auxiliar o gestor em compreender os índices levantados e traçar uma perspectiva com pontos específicos em que se deve melhorar, além de possibilitar a extração de informações importantes para que a gestão possa intervir, de forma focalizada, na aplicação de recursos e nortear políticas públicas.

Keywords : avaliação educacional; Ideb; Saeb, análise fatorial multivariada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )