SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue21PROFILE OF GRADUATES: A STUDY ON THE BAGÉ CAMPUS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PAMPAPREDICTING AND IMPROVING STUDENT PERFORMANCE WITH THE COMBINED USE OF MACHINE LEARNING AND GPT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

RAMOS, Marília Patta; XERXENEVSKY, Lauren  and  SARAIVA, Mateus. O EFEITO ESCOLA SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS GAÚCHOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74095.  Epub Dec 14, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874095.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil - Prova Brasil - e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam de situação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.

Keywords : auto-avaliação participativa; aprendizagem escolar; avaliação institucional; análise de variância; Rio Grande do Sul.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )