Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
SILVA, Cláudia Regina dos Santos and FRANCO, Francisco Carlos. Professores de Educação Infantil: dilemas, sucessos e vivências. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.111-127. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/231819822016108.
O cenário brasileiro apresenta uma crescente demanda pela educação infantil em todas as camadas sociais, e as vivências na infância ganham importância. Diante dessa complexidade, este artigo tem como objetivo desvelar as trajetórias profissionais e pessoais dos professores ante os dilemas, sucessos e experiências que se apresentam em seu ambiente de trabalho e, de forma direta ou indireta, interferem em seu trabalho educativo e nas formas de conceber a profissão docente. Para tanto, realizaram-se entrevistas com sete professoras que atuam em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino de São José dos Campos, SP. Constatou-se que os professores sentem-se realizados em muitos momentos de sua prática educativa, o que se revela em pequenos detalhes, geralmente relacionados aos avanços no desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, destacam como empecilhos as condições existentes para desenvolver seu trabalho, o início da carreira e as relações com outros profissionais e familiares das crianças, o que comumente é permeado por conflitos e desencontros.
Keywords : Educação infantil; trajetória profissional; políticas públicas.