Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello and PASQUALLI, Roberta. Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.143-159. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1012.
Neste trabalho, buscou-se caracterizar o estudo de caso como estratégia de ensino, destacando potencialidades e procedimentos para sua utilização na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica com particular incidência em obras de autores como Abreu; Masetto (1985), Anastasiou; Alves (2006), Graham (2010), Grillo; Gessinger (2008), Lüdke; André (1986), Queiroz; Cabral (2016), Triviños (1987) e Yin (2005). Tendo em vista a abrangência e a dimensão do tema, o trabalho centra-se nas questões: a) como se caracteriza o estudo de caso para ser utilizado como estratégia de ensino? b) quais as potencialidades do estudo de caso como estratégia de ensino para a EPT e c) como proceder para utilizar o estudo de caso na EPT? Os principais resultados do trabalho indicam que o estudo de caso como estratégia de ensino possibilita a participação, cooperação e articulação entre estudantes e professores, promovendo o rompimento das dicotomias estabelecidas pelo paradigma tradicional de educação tão presente na EPT e a aproximação entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar da situação em estudo. Pode contribuir para uma docência da EPT inovadora, sendo uma boa estratégia de ensino se for devidamente planejado e desenvolvido em aula.
Keywords : Educação profissional e tecnológica; estratégias de ensino; estudo de caso.