Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
PALU, JANETE and PETRY, OTO JOÃO. Planos de Gestão Escolar: contradições e disputas na nova política de governança das escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1199-1234. Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111082.
O artigo problematiza a adoção dos Planos de Gestão Escolar (PGEs), que versam sobre a nova forma de escolha do gestor e estratégia de governança das escolas públicas estaduais catarinenses, instituídos a partir de 2013, identificando as contradições e disputas que permearam sua implementação. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, realizada a partir de estudo bibliográfico e documental; os dados foram submetidos às técnicas da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Evidenciou-se que, apesar da anunciação dos PGEs como instrumentos de gestão democrática, sua origem e operacionalização estão alinhadas às reformas neoliberais, que concebem a educação como um instrumento de dominação e não de emancipação humana.
Keywords : Políticas educacionais; Governança; Planos de Gestão Escolar.