SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Between worlds and between knowledges: epistemological challenges of Akwen-Xerente Students at Tocantins Federal University.Comunication, media and citizenship in pedagogical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

STURMER, Ingrid Ertel  and  THOMA, Adriana da Silva. Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.573-589. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.

Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.

Keywords : Discursos; Educação Bilíngue; Surdos; Políticas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )