SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78A COMPUTERIZED ADAPTIVE TEST OF PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTS AND PERSPECTIVESWHAT DIFFERENTIATES SCHOOLS WITH GOOD PERFORMANCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SOUSA, LEANDRO ARAUJO DE; PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS  and  BRAGA, ADRIANA EUFRÁSIO. AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.554-576.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7203.

O modelo de Teoria da Resposta ao Item utilizado em muitos testes educacionais no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio, exige que os itens sejam unidimensionais. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar se os itens desse exame apresentam essa suposição. Para tanto, com base em uma amostra aleatória de participantes que realizaram a prova em 2017, foi investigada a dimensionalidade das provas do exame por meio do teste de Análise Paralela e Análise Fatorial de Informação Plena. Os resultados encontrados indicam que alguns itens não são unidimensionais.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; ANÁLISE FATORIAL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )