SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Gymnastics for all and collectivity: a literature reviewPhysical Education and Ethnic-racial Identity: reflection of the state of the art in the publications of brazilian Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GUIMARAES, Juliana Regina Silva; FOLLE, Alexandra  and  NASCIMENTO, Raquel Krapp. Qualidade de vida de professores: análise da produção científica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62063.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62063.

Esta investigação teórica tem como objetivo analisar a produção científica sobre a Qualidade de vida de professores atuantes em escolas de Educação Básica. Para operacionalização, realizou-se buscas nas bases de indexação por meio das equações de pesquisa. Os 15 artigos selecionados foram analisados de forma descritiva. Identificou-se uma predominância de publicações entre os anos de 2011 a 2017. Os professores mais investigados foram os que atuam no Ensino Fundamental e Médio. Os instrumentos mais utilizados nas pesquisas foram o Whoqol e o SF-36. Os docentes estavam, predominantemente, com uma percepção regular da qualidade de vida e avaliaram como regulares os domínios psicológico, físico e meio ambiente e como positivo o domínio relações sociais. Os pesquisadores atribuem o resultado, da percepção geral e dos domínios da qualidade de vida, às características do trabalho docente, à carga horária, à demanda de planejamento das aulas, ao ambiente escolar, à remuneração e aos benefícios.

Keywords : Qualidade de vida; Docentes; Revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )