SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28School practices and teaching innovation in contemporary Spain. The reflection of key events in educational journalsEducational innovation in three brazilian periodicals of History of Education (1997-2022) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

POZO-ANDRES, Maria del Mar Del. Um ensaio sobre a interpretação dos mecanismos de apropriação pedagógica: as práticas de decroly na espanha (1910-1940). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e134522.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/134522.

Este artigo trata dos mecanismos de apropriação pedagógica de uma inovação educacional, os chamados "centros de interesse", que são identificados com o pedagogo belga Ovide Decroly. Ele analisa as maneiras pelas quais o conhecimento pedagógico sobre os centros de interesse circulava dentro do grupo de pares, ou seja, como os professores comunicavam seus ensaios e práticas escolares uns aos outros. E estudamos como esses processos de transferência entre pares transformaram os mecanismos de apropriação das práticas escolares de Decroly.

Keywords : Apropriação pedagógica; centros de interesse; inovação educacional; Decroly; Espanha.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )