SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Technology gap in Teacher Education: an analysis from the perspective of reflective thinkingPlaying in inclusive early childhood education in pedagogical practices for children with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

MARTINS, Ismênia Gurgel  and  LEITE, Raquel Crosara Maia. Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11096.  Epub Apr 06, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentaram-se os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A Universidade Federal do Paraná foi a instituição com mais publicações. Com isso, conclui-se que há a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior, já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.

Keywords : docência; educação básica; metodologias..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )