SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue70The child and the right to participate: challenges for Early Childhood EducationFiction apprentices: about reading and writing stories at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SANTOS, Allessandra Elisabeth dos  and  SORTE, Paulo Boa. Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33287.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33287.

Este estudo objetiva analisar as representações de quatro professoras de inglês acerca dos usos de tecnologias para compreender a relação dessas representações com a prática das docentes participantes. Entendemos os usos de tecnologias permeados por experiências compartilhadas por membros de uma comunidade que, nesse caso, identificamos como professores de línguas adicionais, a partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2010). Esta pesquisa de campo adota princípios de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação de aulas e entrevista, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa-Docente (Freeman, 1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou duas representações oriundas de seis temas. Neste artigo, abordamos a representação tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês, oriunda dos temas: tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês.

Keywords : Representações Sociais; Ensino-aprendizagem de inglês; Ensino médio integral; Tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )