SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue70School parties in Brasília: the perspective of journalist Yvonne Jean (1962-1968)Research with everyday Education: problematizations and inventions of worlds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

REIS, Márcia Lopes; CELESTE FILHO, Macioniro  and  VENTURA, Victor Bastos. Diálogo intercultural a partir de um Projeto Erasmus Plus: aprendizagem centrada no estudante. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-34240.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id34240.

O artigo objetiva discutir as possibilidades de internacionalização das ações universitárias com práticas de interculturalidade inferidas desde a implementação de um projeto de extensão de uma universidade pública paulista no contexto de um Projeto Erasmus Plus. Fundamenta-se, teoricamente, na interculturalidade como diálogo e comunicação entre diferentes culturas, reconhecendo a diversidade como um valor em si mesmo, segundo Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), entre outros. O estudo de caso foi a metodologia adotada e as unidades de análise são as formações pedagógicas implementadas com a fundamentação teórico-prática do Projeto Erasmus Plus na ação de extensão Cursinho Pré-Universitário Ferradura, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os resultados permitiram sistematizar evidências de colaboração entre distintas culturas. Conclui-se que projetos como o Erasmus, mesmo propostos de modo unilateral, possibilitam estabelecer diálogos internos na universidade e, externamente, com outras instituições universitárias, desde a perspectiva de que o “diferente” pode promover sinergias e o diálogo intercultural.

Keywords : Aprendizagem ativa; Estudos interculturais; Erasmus Plus; UNESP.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )