Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
PICANCO, Alessandra de Assis. Emergência de novas ordens na educação a distância. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.232-250. ISSN 0104-4036.
Esse artigo tem como principal discussão a dinâmica na qual está inserida a Educação a Distância (EaD) no Brasil, criticando o seu caráter conservador, representado pela necessidade de controle da aprendizagem numa educação em massa, bem como apontando aspectos fundantes que provocam o pensar no sentido de novas/diferentes possibilidades. Baseado na dissertação de mestrado da mesma autora, o presente texto toma como referência concreta a organização e desenvolvimento de experiências com o Telecurso 2000 na Bahia, em termos de sua estrutura de sustentação pedagógica, física, administrativa e política. Partindo desse contexto, o texto aborda aspectos históricos da EaD, aspectos relevantes do seu panorama atual, os desafios e as possibilidades de superação articuladas com a mudança no modo de pensar, que estabelece uma nova relação com o conhecimento, emergente na contemporaneidade, que marca o cotidiano do ensinar-aprender mediado pelo uso de tecnologias da comunicação e informação.
Keywords : Educação a Distância; Novas Tecnologias e Educação; Tecnologia e Educação; Telecurso 2000.