SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Network ethnography: shifting perspectives and approaches to make sense of education governanceRadical-transformative agency: continuities and contrasts with relational agency and implications for education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BIRAO, Fabiana Cristina Giehl  and  DENARI, Fátima Elisabeth. Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21406.  Epub Mar 15, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21406.085.

Este artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil1, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva, caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.

Keywords : Educação Especial; Cegueira; Cartografia Tátil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )