Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
GODINHO, Patrícia Alves and PASQUALLI, Roberta. Saberes docentes dos professores de Atendimento Educacional Especializado na Universidade do Estado de Santa Catarina. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e19312. Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.19312.043.
Este artigo apresenta uma análise dos saberes docentes mobilizados pelos professores do Atendimento Educacional Especializado no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado, por meio de pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva com procedimentos bibliográficos, documental e de campo. Utilizou-se, como técnica de pesquisa, o estudo de caso instrumental e, para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir da investigação desenvolvida, foi possível concluir que: (a) a formação para a docência universitária demanda investimento em formação pedagógica e que, para tanto, há necessidade de sensibilidade docente para adquirir novos conhecimentos; (b) existe a necessidade de que os professores adquiram conhecimentos específicos da Educação Especial; e (c) a formação continuada em serviço constitui-se em um espaço importante para a reflexão e a ressignificação da prática docente de modo a favorecer a inclusão.
Keywords : Saberes docentes; Atendimento Educacional Especializado; Educação Superior.