Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
QUISPE-MORALES, Rolando; QUISPE, Pedro Huauya and CRUZ, Alejandro Huamán De La. Gestão educativa e satisfação profissional dos professores em instituições educativas da região de Ayacucho, Peru. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22834. Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22834.038.
A investigação sobre a gestão educacional e a satisfação profissional dos professores é atualmente relevante pois são fatores determinantes na qualidade da educação prestada aos alunos. O objetivo da investigação foi estabelecer a relação entre a gestão educacional e a satisfação profissional dos professores na região de Ayacucho, no Peru. A investigação foi realizada com uma amostra de 374 professores, obtida de acordo com a técnica de amostragem probabilística estratificada. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi o questionário sobre a gestão da educação e a satisfação profissional dos professores. Baseou-se também num desenho não experimental, transversal e correlacional. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística Rho de Spearman, com um nível de significância de 0,05. Os resultados encontrados a nível descritivo mostram que 65,8% dos professores percepcionam a gestão da educação como boa, enquanto 70,1% dos professores estão satisfeitos com o seu trabalho docente. O teste de hipóteses obtido permite-nos concluir, a nível inferencial, que existe uma relação significativa entre a gestão da educação e a satisfação profissional dos professores nos estabelecimentos de ensino da região de Ayacucho, Peru (rs=0,677, p=0,000<0,05).
Keywords : Gestão educacional; Satisfação no trabalho; Professor.