SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The social representations of school and the impact of a constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training courseThe profile and the teacher training in the degree course in Geography in a public university of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FREITAS, Nadia Magalhaes da Silva  and  ABREU, Josyane Barros. Contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.158-177.  Epub Mar 27, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-7.

Objetivamos apreender as contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Na pesquisa, de natureza qualitativa, realizamos entrevista estruturada, modalidade projetiva, junto a docentes, egressos de um programa de doutorado, lançando dois questionamentos, a saber: como você identifica o/a professor(a) que é/tem sido? Que contribuições a experiência doutoral forneceu para essa identificação? Os dados constituídos foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os docentes manifestaram dificuldades para auto identificar-se, configurando um movimento que intitulamos de problematização de si. Dentre as contribuições do doutorado, para a tecitura da identidade profissional docente, destacamos as seguintes: reconhecer-se insuficiente, constituição de um professor que reflete na/e sobre a prática docente, postura de um professor investigativo etc. Entendemos que a vivencia doutoral representa campo fértil para o desenvolvimento profissional docente, na medida em que protagoniza uma destruição criadora de sua identidade, podendo superar antigas formas de professorar para, então, substituí-las por outras mais inovadoras.

Keywords : Formação Doutoral; Identidade Docente; Problematização de si.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )