SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issueThe emotion construction of morals: Prinz versus KantCooperation and conflict in the deliberative processes of political liberalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

MARIM, Caroline Izidoro. A capacidade de entender as normas e fazer juízos normativos é um produto da evolução?. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.spe, pp.68-82. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n.especial.06.

Este trabalho tem como objetivo oferecer uma visão geral e concisa do papel das emoções na agência moral, quando debatemos questões sobre a natureza da moralidade. Depois de apresentar brevemente o contexto histórico, tal como foi colocado por Hume, mostramos de que modo compreender a natureza e a evolução da moralidade em uma perspectiva mais abrangente pode valorizar as emoções como base dos juízos morais, ou mais especificamente, da moralidade. Essa exploração das normas, conjuntamente com as emoções, nos leva em direção a uma abordagem psicológica do juízo moral, o que faz emergir novas ramificações à investigação ético-filosófica. Desse modo, nosso objetivo principal é esclarecer: A moralidade seria uma adaptação? Podemos dizer que a moralidade evoluiu? Esse esclarecimento tem como intuito final mostrar como a teoria não cognitivista de Gibbard configura-se como um bom modelo de explicação do papel das emoções na constituição, na formulação dos juízos normativos e principalmente na aderência às normas.

Keywords : Juízo Moral; Natureza da Moralidade; Psicologia Moral; Evolução; Emoções.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )