SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Indicators Of Educational Outcomes In State Of Espírito Santo, Brasil: A Descriptive And Correlational StudyThe Role Of School Agents In The Intersectoriality Of Special Education Policies In The Inclusive Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

TSUBOI, Robson Mendes Neves  and  ROSIM, Daniela. A Qualidade De Vida No Trabalho E A Saúde Ocupacional Dos Docentes Da Universidade Federal De Goiás. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69171.  Epub Oct 25, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869171.

Para enfrentar a globalização e sua competitividade, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. A partir desta ideia, a qualidade de vida no trabalho tem por finalidade fazer com que os funcionários de uma organização se sintam bem em seu ambiente laboral, tornando este um lugar agradável e produtivo. Nesse contexto, investigou-se a existência de relação entre a percepção de QVT e os afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais dos docentes da Universidade Federal de Goiás. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa, tendo como base o modelo de QVT proposto por Richard Walton (1973). Os resultados indicam as categorias conceituais que influenciaram significativamente a percepção de QVT para os grupos de docentes afastados e não afastados do trabalho por doenças ocupacionais e detectaram que 23,6% dos afastamentos ocasionados por essas doenças são relacionados com a percepção da QVT.

Keywords : qualidade de vida no trabalho; gestão pública; recursos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )