Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BUSS-SIMAO, Márcia y SILVA, Isabel Rodrigues da. Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121685. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01.
Este artigo se origina de uma pesquisa que buscou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras e 12 bebês de uma instituição de Educação Infantil pública, sendo os dados gerados por meio de observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados recolhidos dão visibilidade ao corpo e as demandas e dinâmicas corporais das professoras na composição dessas relações educativas na docência com bebês que requerem relações individuais intermitentes constantes e uma disponibilidade corporal como conduta pedagógica.
Palabras clave : Educação Infantil; Docência; Bebês; Corpo; Materialidades.