SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número62Monstruos que asustan, atraen y fascinan: un mapa de las líneas constitutivas de las infancias queerCuriosidad e imaginación en la infancia: a propósito de la película de animación “Scooby-Doo y el Fantasma de la Bruja” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PIRES, Ana Luisa de Oliveira. A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26937.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26937.

O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.

Palabras clave : Políticas educativas; Formação de professores; Conhecimento profissional docente; Investigação-ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )