Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
REIS, Márcia Lopes; CELESTE FILHO, Macioniro y VENTURA, Victor Bastos. Diálogo intercultural a partir de um Projeto Erasmus Plus: aprendizagem centrada no estudante. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-34240. Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id34240.
O artigo objetiva discutir as possibilidades de internacionalização das ações universitárias com práticas de interculturalidade inferidas desde a implementação de um projeto de extensão de uma universidade pública paulista no contexto de um Projeto Erasmus Plus. Fundamenta-se, teoricamente, na interculturalidade como diálogo e comunicação entre diferentes culturas, reconhecendo a diversidade como um valor em si mesmo, segundo Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), entre outros. O estudo de caso foi a metodologia adotada e as unidades de análise são as formações pedagógicas implementadas com a fundamentação teórico-prática do Projeto Erasmus Plus na ação de extensão Cursinho Pré-Universitário Ferradura, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os resultados permitiram sistematizar evidências de colaboração entre distintas culturas. Conclui-se que projetos como o Erasmus, mesmo propostos de modo unilateral, possibilitam estabelecer diálogos internos na universidade e, externamente, com outras instituições universitárias, desde a perspectiva de que o “diferente” pode promover sinergias e o diálogo intercultural.
Palabras clave : Aprendizagem ativa; Estudos interculturais; Erasmus Plus; UNESP.