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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
GOMES, Candido Alberto y MERCHEDE, Alberto. O ensino fundamental em um dos Brasis: uma avaliação por meio de dados agregados. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.19, pp.267-284. ISSN 0104-4036.
O trabalho apresenta uma visão geral do ensino fundamental nas três Regiões de menor desenvolvimento do Brasil, isto é, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para isso utiliza dados dos censos educacionais de 1991 e 1995 e do SAEB/95. As variáveis selecionadas reiteram as desigualdades regionais a situação de desvantagem das três Regiões. Apesar do aumento do tamanho médio dos estabelecimentos, ainda persistem muitas escolas pequenas e dispersas. Parte ponderável das matrículas se urbanizou, acompanhando as migrações rurais-urbanas. O nível de formação dos professores teve significativo avanço e se reduziram a reprovação e o abandono. Os resultados em geral, indicam a necessidade de políticas específicas para reduzir o hiato entre as regiões do Brasil.
Palabras clave : Ensino Fundamental; Sucesso Escolar; Rendimento Escolar; Migrações; Política Educacional.