Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ROSA, Lívia Maria Ribeiro; SUART, Rita de Cássia y MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.51-70. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004.
As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.
Palabras clave : Ensino de química; Alfabetização científica; Ensino por investigação; Formação inicial de professores.