Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do y PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e21458. Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21458.096.
Este estudo visou discutir aspectos relacionados à atuação da Coordenação Pedagógica junto a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo em vista a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial na rede regular estadual de ensino de um município do Estado do Paraná. A partir de abordagem qualitativa, a pesquisa contou com 22 participantes e utilizou como instrumentos de coleta de dados: questionário para professores e coordenadoras pedagógicas; observação do trabalho da Coordenação Pedagógica; e análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos das quatro escolas envolvidas. A pesquisa evidenciou que há atuação da Coordenação Pedagógica relacionada ao acompanhamento do planejamento e da prática pedagógica dos professores e à sua formação continuada. Ademais, indicou que há aspectos positivos e, também, práticas que podem ser revistas pela coordenação e pelos professores.
Palabras clave : Coordenação Pedagógica; Gestão pedagógica da escola; Inclusão educacional..