Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
DIEZ, Carmen Lucia Fornari; SANTOS, Vanice dos y CERON, Isabel Nercolini. Trajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.727-745. Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-15.
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a escola, partindo da Grécia clássica, olhando outros tempos históricos e suas influências na contemporaneidade com base em autores como Ariès (1981), Carvalho (2014), Châtelet (1994), Comenius (2006), Donzelot (1980), Dussel (2017), entre outros. Embasado no pensamento e filosofia de Michel Foucault (2012; 2016), podemos refletir e buscar meios de escapar do determinismo histórico, suscitando o questionamento às autoridades, às referências sociais e às organizações que estão estabelecidas de modo a denunciar as imposições e as formas de exclusão, com vistas à possibilidade de cogitar transformar a escola contemporânea em espaço dinâmico. A instituição escolar precisa pensar e repensar estratégias visando modificações nas relações de forças, numa arte de desgovernar, desinstitucionalizando-se em um movimento de contra poder, considerando os sujeitos que nela estão inseridos.
Palabras clave : Educação; História da Educação; Escola.