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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
ALMEIDA, Douglas Vieira de y MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO JURÍDICO. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.169-189. Epub 20-Mayo-2022. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p169-189.
Este artigo tem como objetivo analisar as metodologias ativas que podem ser utilizadas como estratégias didáticas no ensino jurídico, ressignificando o ensino tradicional, a partir do protagonismo do aluno e do papel mediador que o professor pode assumir. Foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica, acerca da temática, com o objetivo de identificar as contribuições que as metodologias ativas podem desenvolver nos estudantes de Direito. Os resultados mostram que as metodologias ativas podem alterar, de forma significativa, o ensino jurídico, para criar ambientes críticos e reflexivos que permitam, tanto a estudantes, quanto a professores dinamizarem o processo de ensino e aprendizagem durante a formação jurídica, contribuindo, também, com mudanças na realidade em que vivem.
Palabras clave : ensino jurídico; estratégias didáticas; metodologias ativas; práticas pedagógicas.