Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
FERREIRA, Liliana Soares. Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.233-251. ISSN 2176-6681.
Sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade também implicadas nos fenômenos. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vista a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresenta as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para a recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a tão necessária transformação social.
Palabras clave : Pedagogia; Ciência; Trabalho; Escola.