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Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga y MIRANDA, Hilheno Oliveiral. GESTÃO DEMOCRÁTICA: ARTICULAÇÕES E CONTRADIÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11736. Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11736.
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as concepções sobre gestão democrática e suas relações com os modelos de gestão gerencial e compartilhada. O embasamento teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Ball (2001), Libâneo (2007), Lück (2006) e Paro (2010a; 2010b). Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Educação de Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação coordenadores pedagógicos escolares, gestores e coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e confrontados com a pesquisa bibliográfica e documental à luz do método escolhido. A pesquisa evidenciou que as concepções sobre gestão democrática têm se revelado como alvo das influências ideológicas da classe dominante, sob as bases neoliberais, em um discurso que convence, causa estranhamento e contradições no contexto educacional.
Palabras clave : gestão democrática; materialismo histórico dialético; modelos de gestão..