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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
FERREIRA JUNIOR, Wanderley José. O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e tempo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.436-458. Epub 29-Jul-2019. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.1.
O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser-no- mundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.
Palabras clave : Filosofia; Fenomenologia; Hermenêutica; Educação.