Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
POZO-ANDRES, Maria del Mar Del. Um ensaio sobre a interpretação dos mecanismos de apropriação pedagógica: as práticas de decroly na espanha (1910-1940). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e134522. Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/134522.
Este artigo trata dos mecanismos de apropriação pedagógica de uma inovação educacional, os chamados "centros de interesse", que são identificados com o pedagogo belga Ovide Decroly. Ele analisa as maneiras pelas quais o conhecimento pedagógico sobre os centros de interesse circulava dentro do grupo de pares, ou seja, como os professores comunicavam seus ensaios e práticas escolares uns aos outros. E estudamos como esses processos de transferência entre pares transformaram os mecanismos de apropriação das práticas escolares de Decroly.
Palabras clave : Apropriação pedagógica; centros de interesse; inovação educacional; Decroly; Espanha.