Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
MALTA, Maísa y SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise Da Avaliação Nacional Da Alfabetização: Conceitos, Indicadores E Resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e71048. Epub 12-Sep-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133871048.
Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.
Palabras clave : avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais.